terça-feira, 19 de agosto de 2014

E Quem Disse Que É Fácil ?


Foto: Fernando Azevedo

Por: Rosangela Nascimento

A vida sempre reserva surpresas, alguns momentos de provas difíceis, que bate a vontade de desistir, apenas os/as fracassados/as desistem!  É comum você ouvir esta frase, principalmente neste mundo Capitalista que vai transformando o ser em ter. Alguns clichês cotidianos que ao longo da vivência vão fazendo sentido. Si permitir, si conhecer, não sofrer eternamente, é perceber o que falta para ir ajustando e transformando, esse fenômeno é chamado de maturidade, quantos/as de nós, nos permitirmos se conhecer? Serão poucos ou nenhum, pois não temos tempo, não somos capazes, de dizermos nós falhamos desculpas. 

O fato de eu me reservar permitiu-me crescer, conhecer e saber quem de fato são meus pares nesta caminhada chamada vida. Onde há o exercício do dito popular “Farinha pouca meu pirão primeiro”, esse não mim cabe, não estou para disputar com ninguém, vem à mente muitos exemplos, mas não irei expor, pois não se faz necessário. Já que estou olhando para o sul, ou digo, dentro de mim. Onde habita uma mulher forte, aguerrida e curando suas feridas. E sempre que eu precisar irei sair de cena, pois é, durante o Banzo onde surge a força, aquela invisível. Tal quais as grandes guerreiras Tereza de Benguela, Aqualtune, Dandara, Nzinga e outras, e outras.

A facilidade, o jeitinho Brasileiro, a mentira a falsidade esses adjetivos ficam para os sábios, os espertos. Pessoas românticas, sonhadoras em ver um mundo sem violência não passam de trouxas. E eu tenho orgulho de ser uma trouxa, no meu mundo eu respeito. E acredito que ele move o mundo. Não sou candidata, e muito menos cabo eleitoral. Sou Educadora, isto é o que gosto de fazer, isto é que me dar prazer, e vou gozando a vida devagarzinho sempre, pois meu ritmo é lento, muito lento, meu ritmo não tem que ser igual ao de ninguém, sou única. E estou neste mundo e não mato nem um leão por dia para sobreviver, eu transformo eu modifico por isto eu vivo, pela capacidade de ser resiliente!
Fácil é a hipocrisia de tantos e tantos, que sentem a necessidade de matar um leão por dia, é garantir o pirão primeiro, é sempre pensar em se primeiro e outro que se ferre.

Nessa longa caminhada, agreguei conhecimentos e novos amigos e amigas outros trouxas, que sonham demais e alimentam seus sonhos por meio de sorrisos e boas energias e se realizam por fazer bem o seu trabalho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário