quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

E Afrogenocídio Brasileiro!




* Por Antonio Alves
Para Pernambuco Afro Cultural

A violência cotidiana transformada em espetáculo nas redes de televisão tentam informar e, ao mesmo tempo, naturalizar o processo de barbárie que acontece nas periferias dos grandes centros urbanos, e revelam o massacre cotidiano que negras e negros sofrem no dia a dia das grandes cidades.

Pesquisas revelam o afrogenocídio latente em nossa sociedade, demonstrando o que a democracia racial tem de fato a oferecer ao povo negro. O Instituto de Políticas Econômicas Aplicadas (IPEA), em suas pesquisas apontam a obviedade em forma de argumento científico. O afrogenocídio acontece em nossas terras independente do gênero ou idade.
Os homens negros são 70% das vítimas de assassinatos no Brasil, as mulheres negras são 61% e a juventude negra 71,7%. O mais alarmante é que com as políticas de enfrentamento a violência pelo Estado, à proporção de homicídios diminuiu em todo o Brasil, principalmente com relação à juventude, porém, pasmem, na mesma proporção que diminui em 30% para os brancos, aumentou em 153,0% para os negros. (Mapa da violência 2012: A cor dos Homicídios no Brasil, pag. 33).


Sem falar da violência promovida pelo Estado, com seu aparato repressivo. A polícia brasileira estabeleceu um modus operandi de justificativa a sua truculência, sempre a classificando como auto de resistência a prisão. Só no Estado do Rio e São Paulo em 2011 o número de jovens mortos com essa justificativa foi 42% maior do que nos 20 países em que existe a pena de morte no mundo.
Se as organizações políticas, os movimentos sociais, a sociedade civil e todas as organizações de nossa sociedade não se mobilizarem para reverter esse triste quadro, o que iremos vislumbrar é uma verdadeira barbárie, onde o povo negro é a principal vítima.




* Jornalista – Membro da Associação Metropolitana de Hip Hop em Pernambuco – Membro do Flores Crew e coordenador do Coletivo Negro Minervino de Oliveira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário