segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Sugestões de Filmes!

Para Dialogar o Ano Todo!


A COR PÚRPURA



Georia, 1909. Em uma pequena cidade Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã, e é doada a "Mister" (Danny Glover), que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Grande parte da brutalidade de Mister provêm por alimentar uma forte paixão por Shug Avery (Margaret Avery), uma sensual cantora de blues. Celie fica muito solitária e compartilha sua tristeza em cartas (a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem), primeiramente com Deus e depois com a irmã Nettie (Akosua Busla), missionária na África. Mas quando Shug, aliada à forte Sofia (Oprah Winfrey), esposa de Harpo (Willard E. Pugh), filho de Mister, entram na sua vida, Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece.



ADIVINHE QUEM VEM PARA JANTAR



Direção: Stanley Kramer. Jovem de San Francisco marca um jantar para apresentar aos pais seu noivo, um negro. O casal, conservador, não consegue esconder a surpresa, mas o jovem não pretende desistir. Primeira produção hollywoodiana a tratar de forma explícita a questão racial no casamento. Não vai muito a fundo no problema, embora seu humor elegante e o extremo charme do elenco (Houghton é sobrinha de Hepburn) se encarreguem de proporcionar momentos divertidos e mordazes. Último trabalho de Tracy (1900-1967), valeu o Oscar a Hepburn e ao roteirista Wiliam Rose. 108 minutos. Comédia.

A ENCRUZILHADA (Crossroads)


Direção de Walter Hill, 1986. Jovem viaja pelo Sul dos Estados Unidos, em companhia de um velho música, para buscar as origens do som negro. Trilha musical de Ry Cooder, ideal par quem gosta de blues.

AMISTAD




Direção: Steven Spielberg. Costa de Cuba, 1839. Dezenas de escravos negros se libertam das correntes e assumem o comando do navio negreiro La Amistad. Eles sonham retornar para a África, mas desconhecem navegação e se vêem obrigados a confiar em dois tripulantes sobreviventes. Que os enganam e faze que, após dois meses, sejam capturados por um navio americano, quando desordenadamente navegaram até a costa de Connecticut. Os africanos são inicialmente julgados pelo assassinato da tripulação, mas o caso toma vulto e o presidente americano Martin Van Buren (Nigel Hawthorn), que sonha ser reeleito, tenta a condenação dos escravos, pois agradaria aos estados do sul e também fortaleceria os laços com a Espanha, pois a jovem Rainha Isabella II (Anna Paquin) alega que tanto os escravos quanto o navio são seus e devem ser devolvidos. Mas os abolicionistas vencem, e no entanto o governo apela e a causa chega a Suprema Corte Americana. Este quando faz o ex-presidente John Quincy Adams(Anthony Hopkins), um abolicionista não-assumido, sair da sua aposentadoria voluntária, para defender os africanos. Duração: 154 minutos. Drama.


A NEGAÇÃO DO BRASIL



Direção: Joel Zito Araújo. O documentário não é uma viagem na história da telenovela no Brasil e particularmente uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros, que sempre representam personagens mais estereotipados e negativos. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país.


Quilombo






Em torno de 1650, um grupo de escravos se rebela num engenho de Pernambuco e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde uma nação de ex-escravos fugidos resiste ao cerco colonial. Entre eles, está Ganga Zumba, príncipe africano e futuro líder de Palmares, durante muitos anos. Mais tarde, seu herdeiro e afilhado, Zumbi, contestará as ideias conciliatórias de Ganga Zumba, enfrentando o maior exército jamais visto na história colonial brasileira.


Besouro



Besouro (Ailton Carmo) foi o maior capoeirista de todos os tempos. Um menino que – ao se identificar com o inseto que ao voar desafia as leis da física – desafia ele mesmo as leis do preconceito e da opressão. Passado no Recôncavo dos anos 20, Besouro é um filme de aventura, paixão, misticismo e coragem. Uma história imortalizada por gerações, que chega aos cinemas com ação e poesia no cenário deslumbrante do Recôncavo Baiano.

Vista Minha Pele 

                   


VISTA A MINHA PELE é uma divertida paródia da realidade brasileira, para servir de material básico para discussão sobre racismo e preconceito em sala-de-aula. Nesta história invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados.

Quando o Crioulo Dança



é um documentário lançado em 1989 e dirigido por Dilma Lóes. O filme mescla imagens de movimentos negros e protestos no Brasil com pequenos trechos ficcionais. Estas lacunas ficcionais na evolução do filme servem como uma analogia com a personagem do negro no Brasil.
O objetivo do filme é mostrar, através de imagens de arquivo e dramatização as várias formas de racismo presentes na sociedade brasileira.


Ep. 04: Dos Grilhões ao Quilombo - 500 Anos: O Brasil Colônia na TV - TV Escola

Este vídeo retrata o processo de escravização negra no Brasil e a subsequente resistência e organização em quilombos. Aborda este processo a partir das posições dos escravagistas e dos escravizados.

Heróis de Todo O Mundo - Solano Trindade





HOTEL RUANDA

Em meio a um conflito que matou quase um milhão de pessoas em menos de 4 meses, um homem abre o hotel que gerencia para abrigar a maior quantidade possível de pessoas. Com Don Cheadle, Joaquin Phoenix e Nick Nolte. Recebeu 3 indicações ao Oscar.

MALCOLM X




Direção: Spike Lee. Trajetória do líder americano Malcolm X, que provocou paixões e ódios na polícia mundial dos anos 50 e 60. Criatividade da direção de Lee não deixa o ritmo do filme cair, mesmo com mais de três horas de duração. O roteiro trabalha com flashbacks e reviravoltas, a reconstituição de época é perfeita e Washington é muito convincente no papel principal. Em duas fitas. 201 minutos. Drama.


MEU MESTRE, MINHA VIDA



Direção: John G. Avildsen. Professor de métodos pouco ortodoxos retorna à escola de Nova Jersey, da qual fora demitido há vinte anos, para salvá-la de um bando de alunos violentos e viciados em crack. Relato contundente e moralista inspirado em fato real. Simplista e esquemático, o filme tem um trunfo: o impecável Freeman. 109 minutos. Drama.

MISSISSIPI EM CHAMAS


Direção: Alan Parker. Em Kenosha, pequena cidade Mississipi, nos anos 60, dois agentes do FBI, um, veterano e cético; o outro, jovem idealista, investigam o assassinato de três jovens ligados ao movimento de defesa dos direitos civis. Baseado em fatos reais, é um tenso relato de um vilarejo conservador preso a valores reacionários, uma brilhante denúncia do racismo e da intolerância no sul dos EUA.

NARCISO RAP

Direção: Jeferson De. Conta a história de um menino negro que encontra uma lâmpada mágica. O problema aparece quando ele busca a igualdade, remodelando sua personalidade a partir do ponto de vista das pessoas. 13 minutos.

NO BALANÇO DO AMOR


Direção: Thomas Carter. Sara Johnson (Julia Stiles) é uma garota de 17 anos que sempre sonhou em ser uma bailarina profissional. Porém, seus planos vão por água abaixo quando sua mãe morre em um acidente de carro e ela é obrigada a viver com seu pai em Chicago. Intimidada pela sua nova vida, ela busca refúgio nos clubes locais onde conhece um jovem (Sean Patrick Thomas) que compartilha com ela o mesmo amor pela dança. Porém, eles logo descobrem que a pressão existente entre os dois irá se tornar uma barreira maior do que a diferença de cor ou de classe para que eles possam iniciar um romance. 112 minutos. Drama.


O PODER DE UM JOVEM







Direção: John G. Avildsen. Na África do Sul dos anos 30, filho de ingleses cria fama como exímio boxeador e nota o crescente separatismo racial. Último filme do diretor e montador Avildsen (Oscar por Rocky e diretor dos três A Hora da Verdade), é a adaptação de romance de Bryce Courtenay. Com bom elenco e um roteiro que apela para a emoção sem pieguice, é um drama sobre o preconceito étnico, com cenas de grande carga dramática, construído em meio a um filme de boxe, gênero que o diretor sabia filmar como poucos. 125 minutos. Drama

RAY


Em 1932 Ray Charles (Jamie Foxx) nasce em Albany, uma pequena e pobre cidade do estado da Georgia. Ray fica cego aos 7 anos, logo após testemunhar a morte acidental de seu irmão mais novo. Inspirado por uma dedicada mãe independente, que insiste que ele deve fazer seu próprio caminho no mundo, Ray encontrou seu dom em um teclado de piano. Fazendo um circuito através do sudeste, ele ganha reputação. Sua fama explode mundialmente quando, pioneiramente, incorpora o gospel, country e jazz, gerando um estilo inimitável. Ao revolucionar o modo como as pessoas apreciam música, ele simultaneamente luta contra a segregação racial em casas noturnas que o lançaram como artista. Mas sua vida não está marcada só por conquistas, pois sua vida pessoal e profissional é afetada ao se tornar um viciado em heroína.

SARAFINA




Direção: Darrel James Roudt. Professora é ponto de referência para seus alunos, por sua coragem, coerência e ação política. Tem como uma de suas alunas Sarafina, vinda da África do Sul e que busca encontrar o equilíbrio entre os ideais de Nelson Mandela e sua professora, os desesperados atos terroristas de seus companheiros estudantes e a odiosa tortura feita pelo branco dominador. 96 minutos.

UMA HISTÓRIA AMERICANA


Direção: Richard Pearce. Na década de 50, no sul dos EUA, empregada doméstica negra abala as convicções de sua rica patroa branca ao aderir ao boicote aos transportes locais; a comunidade negra reivindica o direito de se sentar nos ônibus onde bem quisesse. Filme sensível, marca do sobretudo pela forte presença de Goldberg (Mudança de Hábito), longe do seu desempenho cômico habitual, e pela já comprovada carga dramática de Spacek (Missing – O desaparecido). Excelente reconstituição da época. 96 minutos. Drama.

UM GRITO DE LIBERDADE



Direção: Richard Attenborough. A história real de Steve Biko, jovem líder negro em luta contra o apartheid na África do Sul, vista sob a ótica de um jornalista branco que se conscientiza aos poucos da situação e também é perseguido. Drama biográfico inspirador e imponente de Attenborough (Gandhi), é um épico grandiloquente, bem ao gosto do diretor, sobre racismo e a violência. Baseado em dois livros do jornalista Donald Woods. 157 minutos. Drama

UM SONHO DE LIBERDADE




Direção: Frank Darabont. Condenado a uma pena dupla de prisão perpétua pelo assassinato de sua mulher e do amante dela, jovem banqueiro é enviado à prisão de máxima segurança e faz amizade com um dos presidiários veteranos. Estréia auspiciosa na direção do roteirista Darabont (Velocidade Máxima). Embora seja um drama de presídio, não é uma história triste e pesada; apesar de partir de um conto de Stephen King, a trama nada tem de sobrenatural. Muito pelo contrário, trata-se de uma bela ode à amizade e à esperança. Apoiado em magnífico elenco masculino, o filme foi injustamente ignorado no Oscar 95, para o qual recebeu sete indicações (inclusive melhor filme) e não levou. Seu único defeito é o fato de ser extenso e por vezes disperso. Mesmo assim, obrigatório. 142 minutos. Drama.


Escritores da Liberdade, Richard LaGravenese – EUA/ 2007/Comédia Dramática


Uma nova professora chega a escola tentando mostrar aos estudantes que aquilo que trazem de casa os das ruas faz sentido também dentro da sala de aula. Problemáticas como racismo, desigualdade social e exclusão social dão o mote do filme. Baseado em fatos reais, o longa mostra como a professora Erin Grunwell transformou a relação de aprendizagem em uma escola dividida por tribos. Escola marcada pela resistência dos estudantes em lidar com as diferenças, é por meio da professora que a discussão de cor/raça é trazida para as atividades, que incluem escrever sobre a história de vida de cada um.


Cultura Negra – Resistência e identidade, Ricardo Malta – BRA/2009 /Documentário


O documentário, produzido pela da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) e do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), organizações sociais que combatem a intolerância religiosa e buscam por maior visibilidade da cultura negra. Um dos objetivos do vídeo é contribuir com o debate entorno da Lei nº10639/03, que torna obrigatório a inclusão do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e inclusão, no calendário escolar, do dia 20 de novembro como “Dia da Consciência Negra”.




Olhos azuis, Jane Elliot- 1968/EUA/Documentário



O documentário mostra como foi o trabalho desenvolvido pela educadora norte-americana Jane Elliot, que realizou atividades de conscientização tanto com crianças quanto com adultos brancos, em 1968. O vídeo mostra o processo de conscientização realizado durante as oficinas, no qual os brancos poderiam sentir a discriminação sofrida por negros.

Ao mestre com carinho, James Clavell, 1967/ EUA



Um engenheiro desempregado começa a lecionar em uma escola pública da periferia de Londres, formada por estudantes rebeldes e também racistas. Aos poucos, ganha a confiança, amizade e respeito dos alunos.

Mãos talentosas, Thomas Carter-2009/EUA/Drama




O filme conta a história de um menino pobre do Detroit. Desmotivado por tirar baixas notas na escola, era motivo de bullying de forma frequente. Incentivado a estudar pela mãe, que voltou a estudar já adulta, Ben Carson torna-se diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins aos 33 anos, em Baltimore, EUA.

Encontrando Forrester, Gus Van Sant – 2000/ EUA


O filme trata sobre a história de Jamal, um adolescente do Bronx que vai estudar em uma escola de elite de Manhattan (EUA), mas continua sofrendo discriminação e preconceito por conta de sua cor. Com a ida, conhece o talentoso escritor William Forrester, que percebe seu talento para a escrita e o incentiva a prosseguir nessa área.


Mentes Perigosas, John N. Smith -1995/EUA/ Drama



A professora Louanne Johnson entra em uma escola da periferia norte-americana e é hostilizada pelos alunos. Percebendo que seu método de ensino não está funcionando Louanne passa a se envolver mais com a diversidade cultural de seus estudantes e, assim, percebe melhor as dificuldades que passam.


Entre os muros da escola, Laurent Cantet – 2008/ França/ Drama



François Marin atua como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, na periferia de Paris, composta por estudantes de diversos países da África, do Oriente Médio e da Ásia. Ele e seus colegas docentes tentam buscar diversas ações para ensinar os estudantes, mas ainda assim encontram dificuldades, dada as condições socioeconômicas em volta da unidade escolar.

Separados, mas iguais, George Stevens Jr – 1991/ EUA/ Drama



Baseado em fatos reais, Separados, mas iguais narra a disputa entre pais de alunos negros e juízes do Condado de Claredon, na Carolina do Sul, no início dos anos 1950. Na época, as escolas separavam os alunos brancos, que claramente tinham acesso à educação de maior qualidade e acesso à verba para manter a estrutura das escolas. Um diretor da escola tem o pedido de um ônibus escolar negado e, com o apoio do pai de um de seus alunos, entra com processo contra o Estado, alegando a inconstitucionalidade na existência de escolas diferenciadas para negros e brancos.

Preciosa, Lee Daniels – 2009/EUA/ Drama


O filme conta a trajetória de Claireece “Preciosa” Jones, uma garota negra que sofre diversas dificuldades. Quando criança, é abusada e violentada pelos pais. Cresce pobre e passa por uma série de discriminações por ser analfabeta e acima do peso. Após muita insistência pessoal e com a ajuda de uma educadora que muito acredita na sua possibilidade de mudança, Preciosa dá a volta por cima.


Alguém falou de racismo, Daniel Caetano – 2002/Brasil/Drama



O filme mistura trechos documentais e ficcionais para contar a história de um professor que decide provocar seus estudantes a pensarem sobre o preconceito racial e a construção da sociedade brasileira que sistematicamente segregou negros e brancos.

Quanto Vale ou é por Quilo?



Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII um capitão-do-mato captura um escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver.

Crianças Invisíveis 



Formado por 7 curtas realizados no Brasil, Itália, Inglaterra, Sérvia, Burkina Faso, China e Estados Unidos. O projeto de Crianças Invisíveis foi criado para despertar a atenção para o sofrimento das crianças em situações difíceis por todo o mundo. Todos os diretores trabalharam de graça ao realizar seus curtas para Crianças Invisíveis. Parte da renda do filme será destinada para a Unicef e para o Programa Mundial contra a Fome. Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2005.

Atabaque Nzinga




Nzinga é um filme sobre a cultura afro-brasileira, no qual a protagonista é atraída pelo "chamado do tambor" em busca do autoconhecimento. Viajando pelas estradas de Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro, ela conhece diferentes ritmos, grupos musicais e coreográficos, procurando e encontrando sua integração na sociedade brasileira.




SELMA é a história da luta de Martin Luther King Jr. para garantir os direitos de voto dos afrodescendentes - uma campanha perigosa e aterrorizante que culminou na marcha épica de Selma a Montgomery, Alabama e que estimulou a opinião pública americana e convenceu o presidente Johnson a implementar a Lei dos Direitos de Voto em 1965. 2015 é o 50º aniversário deste momento crucial no Movimento dos Direitos Civis.

Quase Deuses


O filme aborda a metodologia cientifica aplicada a medicina. Além de preconceito e racismo, que era comum no inicio do seculo XX nos Estados Unidos.


O Grande Desafio


Melvin Thompson (Denzel Washington) é um brilhante professor e amante das palavras. Embora tenha convicções políticas que possam atrapalhar sua carreira, ele decide apostar nos seus alunos para formar um grupo de debatedores e colocar a pequena Wiley College, do Texas, no circuito dos campeonatos entre as universidades. Mas o seu maior objetivo é enfrentar a tradição de Harvard diante de uma enorme 

Histórias Cruzadas


Histórias Cruzadas (The Help, USA. 2011), destacando seus principais elementos e introduzindo reflexões acerca do papel da afro-americana empregada domestica no Sul dos Estados Unidos em meados da década de 60.

Canção da Liberdade




Nos anos 60, a pequena cidade de Quinlan, Mississipi, encontra-se dividida graças ao Movimento pelos direitos civis. Esse ativo momento da sociedade americana é registrado pelos olhos atentos de um adolescente afro-americano (Vicellous Reon Shannon) que, inspirado pela chegada de um organizador do Comitê Coordenador Estudantil para a Não-Violência, engaja-se no processo, correndo risco de desagregar totalmente a cidade e, principalmente, a relação com o seu pai (Danny Glover). Glover aliás, é um dos produtores executivos deste filme dirigido por Phil alden Robinson, que conta com a trilha sonora do consagrado compositor James Horner. Duração: 150 min.


Crooklyn


Nova York, anos 70. Era o tempo dos Jackson 5, da família Dó-Ré-Mi e do Black Power. Neste cenário musical efervescente, Spike Lee nos traz a vibrante história da professora Carolyn Carmichael (Alfre Woodard), uma mãe carinhosa e preocupada, seu marido Woody (Delroy Lindo), músico de Jazz, e seus cinco filhos vivendo no agitado bairro do Brooklyn. Quando Woody, que já foi bem sucedido com a música, perde seu emprego uma crise começa a envolver sua família e seu casamento. E agora todos terão de confiar uns nos outros - e também no senso de humor de cada um - para enfrentar as grandes alegrias e inevitáveis tristezas do dia-a-dia.

Huey P. Newton

O filme conta a história de Huey P. Newton, um dos co-fundados do Partido de Auto-Defesa Panteras Negras. O longa é baseado na peça homônima que ficou por vários anos em cartaz no circuitooff-Broadway, e trata-se de um longo monólogo interpretado pelo ator Roger Guenveur Smith (foto), que mescla imagens de arquivo em preto-e-branco e trechos filmados recentemente.

Todos à Bordo

Um dos maiores filmes sobre o orgulho racial negro, "Todos à bordo" é um filme humanitário, dotado de ensinamentos morais e espirituais para elevação da raça negra. A ideia central do filme é chamar à atenção da comunidade negra para auto-superação de alguns problemas que a aflinge e que estão ao seu alcance de resolução. Inspirado pelo contexto da "Marcha de 1 milhãos de homens negros", este filme é vibrante, e merece um lugar de destaque na história da cinematografia negra contemporânea.

Quatros meninas uma história real



Documentário produzido pela companhia de Spike Lee em conjunto com a HBO, que discorre sobre o famoso e cruel atentado terrorista - evidentemente de cunho racista - que vitimou quatro meninas. O fato se deu em 1963, em plena era da luta pelos direitos civis, quando uma bomba explodiu a 16th Street Church, em Birmingham, no estado do Alabama. A morte daquelas crianças revoltou todo o povo americano e não somente os negros - mas especialmente estes tinham aí mais um motivo para pedir justiça e igualdade.

Pride - Orgulho de uma Nação






Baseado em eventos reais, Pride conta a inspiradora história de Jim Ellis, um carismático professor dos anos 70 que mudou algumas vidas para sempre quando criou uma equipe de natação formada por negros americanos em um dos bairros mais problemáticos da Filadélfia.

Flor do Deserto


Baseado no best-seller Desert Flower, é a autobiografia da modelo somali Waris Dirie (Liya Kebede), circuncisada aos 5 anos e vendida para casar aos 13. A garota fugiu da Somália e foi para os Estados Unidos, onde se tornou uma modelo mundialmente conhecida, além de embaixadora da ONU no tema.

Sou uma Escrava


Baseado nas experiências da vida real de Mende Nazer, a história se desenrola a partir de doze anos de idade, Malia, filha do lutador campeão Bah, é raptada de sua aldeia nas montanhas do Sudão Nubar pela milícia pró-governo árabe e vendido como escrava a uma mulher em Cartum, que bate nela para tocar sua filha. Depois de seis anos, ela é enviada para Londres, onde seu nome é alterado, mas sua vida miserável de servidão continua. Seu passaporte é retirado e ela fica sabendo que seu pai vai morrer se ela for as autoridades. Felizmente ela conhece uma pessoa simpática, que parece oferece a esperança de escapar e reencontro com Bah, de volta no Sudão.

Infância Roubada




Uma noite, após sair ganhador de uma sangrenta briga de bar, Tsotsi rouba um carro. Enquanto acelera pela noite, ouve um barulho no banco de trás e acaba sofrendo um acidente. Na traseira do carro, descobre um bebê. Sem saber o que fazer, leva-o para o gueto de Johanesburgo em que vive. Lá, convencerá a jovem mãe Miriam a cuidar de “seu filho”, numa relação que logo provocará mais confrontos. Baseado no romance de mesmo nome, único trabalho em literatura do famoso dramaturgo sul-africano Athol Fugard. O filme ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro de 2005.

Esquadrão da Reforma



Negros americanos fundam organização ilegal com a finalidade de sequestrar e reeducar os irmãos de cor que "vendem" ou não defendem sua raça. Mas o líder começa a se questionar quando as ações do grupo tornam-se violentas.


Próximo do Fim



A história real de Clarence Bradley, que foi condenado pelo Estado do Texas, sem provas, ou testemunhos, num julgamento forjado, à pena de morte, pelo suposto estupro e morte de uma moça branca. Sua família tenta livrá-lo da morte, com a ajuda de advogados.


A Morte do Profeta Malcolm X


Numa mistura de documentário e drama emocional, A Morte do Profeta narra os trágicos eventos que marcaram o último dia na vida do ativista negro Malcom X, em 21 de fevereiro de 1965. Malcom X (interpretado por Morgan Freeman) foi um dos maiores batalhadores pelos direitos civis da história americana, ao lado de Martin Luther King, com quem compartilhou também a morte de maneira trágica e violenta. Conheça a história de um homem que sacrificou a vida em troca de um futuro mais justo para seus irmãos e irmãs.
A Morte do Profeta consegue cativar e sensibilizar mesmo depois de passados 40 anos da morte de Malcom X. O elenco destaca a presença de Yolanda King, filha de Martin Luther King, além de depoimentos de amigos e testemunhas oculares do assassinato de Malcom X. Ossie Davis, Yuri Kochiyama e Amiri Baraka dão depoimentos emocionados, ajudando a situar a importânica de Malcom X dentro da sociedade americana conteporânea e seu efeito nas próximas gerações.



Documentário Abdias Nascimento


Nascido na cidade paulista de Franca em 1914, Abidas Nascimento, apesar da família pobre consegue se formar em contabilidade no ano de 1929. No ano seguinte se muda para a capital do Estado, com apenas 15 anos de idade, momento em que começa a se engajar na luta contra o racismo, fato que o leva a participar da Frente Negra Brasileira, importante instituição na luta contra a discriminação sofrida pelos negros. Em 1938 organiza o Congresso Afro-Campineiro e em 1944 funda o Teatro Experimental do Negro. Também é um dos responsáveis pela criação de políticas públicas de reparação para os afrodescendentes, além de conseguir instituir o crime de discriminação racial.
Abdias Nascimento foi o primeiro deputado federal afro-brasileiro a dedicar seu mandato contra o racismo e como senador da República continua com sua luta.
Na próxima segunda-feira, 17 de março, haverá o lançamento do documentário sobre a trajetória do movimento negro no século 20 com destaque na história do escritor e professor Abdias Nascimento, filme com direção de Antônio Olavo. Na ocasião Abdias Nascimento receberá o título Doutor Honoris Causa pela UNEB. O evento acontece na Sala Principal do Teatro Castro Alves, às 19h30, somente para convidados.
Obras Publicadas:
O quilombismo, 2ª ed. Brasília/Rio de Janeiro: Fundação Cultural Palmares/ OR Produtor Editor, 2002
O Brasil na Mira do Pan-Africanismo. Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais/Editora da Universidade Federal da Bahia EDUFBA, 2002
Orixás: os Deuses Vivos da África/ Orishas: the Living Gods of Africa in Brazil. Rio de Janeiro/ Philadelphia: Intituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros/ Temple University Press, 1995.
A Luta Afro-Brasileira do Senado. Brasília: Senado Federal, 1991.
Povo Negro: A sucessão e a “Nova República”. Rio de Janeiro: Ipeafro, 1985.
Jornada Negro-Libertária. Rio de Janeiro: Ipeafro, 1984.
Axés do Sangue e da Esperança: Orikis. Rio de Janeiro: Achiamé e RioArte, 1983. (Poesia.)
Sitiado em Lagos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
Sortilégio II: Ministério Negro de Zumbi Redivivo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. (Peça de teatro.)
O Genocídio do Negro Brasileiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.



Sortilégio (mistério negro). Rio de Janeiro: Teatro Experimental do Negro, 1959. (Peça de teatro.)

Filme Ali

Cassius Clay (Will Smith) era um grande lutador nos ringues de boxe e uma pessoa inteligente fora deles, onde impressionava pelo seu fácil palavreado. Ele logo se tornou uma das principais personalidades do esporte mundial nos anos 60, principalmente após se converter ao islamismo, trocar seu nome para Muhammad Ali e se recusar a lutar na Guerra do Vietnã.Título no Brasil: Ali
Título Original: Ali
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 167 minutos
Ano de Lançamento: 2001
Site Oficial: http://www.spe.sony.com/movies/ali/
Estúdio/Distrib.: Columbia Pictures Corporation / Forward Pass / Initial Entertainment Group / Overbook Entertainment / Peters Entertainment / Picture Entertainment Corporation




Bem Amada




OPRAH WINFREY (A Cor Púrpura) e DANNY GLOVER (Máquina Mortífera IV) estrelam este triunfo cinematográfico, aclamado pela crítica, dirigido pelo vencedor do Oscar® JONATHAN DEMME. Em uma terrível jornada para encontrar a liberdade, Sethe (WINFREY) é constantemente afrontada por segredos que a assustam durante anos até que Paul (GLOVER), um amigo do passado, inesperadamente entra novamente em sua vida. Com sua ajuda, Sethe pode realmente descobrir quem ela é e reconquistar a esperança perdida há muito tempo. Também apresentando as espetaculares performances de THANDIE NEWTON (Missão Impossível II) e LISA GAY HAMILTON, você vai concordar com todos os críticos que aclamaram esta maravilhosa adaptação do romance de Toni Morrison, vencedor do Prêmio Pulitzer, como o melhor filme do ano.


Ressurreição


Na desesperada tentativa de mudar e melhorar sua vida, Loretta Sinciar (Woodard), uma problemática mãe solteira que vive no subúrbio de Chicago, decide passar o verão na casa de seus ancestrais, no interior do Mississipi. No "delta" do título original, ela finalmente enxerga uma forma de cuidar bem de sua filha e de recuperar sua vida em fragalhos, sempre com a ajuda do tio Earl. Este é o único longametragem dirigido pela atriz e escritora afro-americana Maya Angelou, de 75 anos.

O Grande Debate



Denzel Washington (de “Déjà Vu” e “O Dossiê Pelicano”) é o diretor e o ator principal do filme, produzido pela popular apresentadora norte-americana Oprah Winfrey (que emprestou sua voz para “Bee Movie” e “A Menina e o Porquinho”) e baseado em fatos reais. O personagem de Denzel Washington, Mel Tolson, é um professor que vive no Texas na década de 1930 e monta um grupo de debate com seus alunos universitários. O longa, com roteiro de Robert Eisele, foi baseado na história real de Melvin B. Tolson (Washington), professor de uma pequena universidade voltada para negros no Texas no ano de 1935. Tolson conseguiu formar um time de debate, e, com muito esforço e enfrentando o racismo, os alunos foram capazes de superar os garotos da renomada Havard em uma competição nacional. O ator Forest Whitaker (de “O Quarto do Pânico” e vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 2006 por seu papel em “O Último Rei Da Escócia”) interpretará o pai de um dos debatedores e rival do professor. O lançamento do filme contou com a presença do ator Samuel L. Jackson (”Serpentes a Bordo”), que compareceu acompanhado de sua mulher, LaTanya. Denzel Washington e Pauletta, sua mulher, posaram para fotos junto com o casal de amigos no tapete vermelho.

                                                       
                                                        Kirikú e os Animais



Na África Ocidental, nasce um menino minúsculo, cujo tamanho não alcança nem o joelho de um adulto. Mas ele tem um destino: enfrentar a poderosa e malvada feiticeira Karabá, que secou a fonte d'água da aldeia de Kiriku, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda pegou todo o ouro que tinham. Para isso, Kiriku enfrenta muitos perigos e se aventura por lugares onde somente pessoas pequeninas poderiam entrar.
Origem: França
Duração: 75 minutos


Kirikú e a Feiticeira





Kiriku é um garoto pequeno, mas muito inteligente e com dons especiais, que nasceu com a missão de salvar sua aldeia. A cruel feiticeira Karaba secou a fonte do lugar onde Kiriku mora com amigos e parentes e, possivelmente, comeu o pai e os tios do menino. Encontrando amigos e seres fantásticos pelo caminho, Kiriku vai resolver a situação. História baseada em uma lenda da África Ocidental


Invictus



Dirigido Clint Eastwood o filme Invictus conta a história do presidente sul africano Nelson Mandela (Morgan Freeman) que usa o esporte para unir a população, durante uma copa do mundo no País. Para conseguir essa façanha, chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africano, e o incentiva para que a selação nacional seja campeã.


Jardim das Folhas Sagradas


Salvador. A expansão imobiliária da cidade, decorrente de sua modernização, faz com que o candomblé, tradicional religião afro-brasileira ligada à natureza, seja afetada. A causa é que o candomblé pede a existência de lugares amplos e naturais, para a realização de sua liturgia. É neste contexto que Miguel Bonfim (Antônio Godi), um ex-bancário que é filho de uma yalorixá e um jornalista de esquerda, decide criar o Jardim das Folhas Sagradas. Sem conseguir um local na cidade, ele decide montá-lo na periferia. Por questionar o sacrifício de animais, Bonfim resolve fazer um terreiro modernizado e descaracterizado. Só que esta decisão lhe traz graves consequências.
FICHA TÉCNICA Título original: (Jardim das Folhas Sagradas) lançamento: 2011 (Brasil) Direção: Pola RibeiroAtores: Antônio Godi, Harildo Deda, Evelin Buchegger, João Miguel. Duração: 90 min Gênero: Drama


Homens de Honra 


Carl Brashear (Cuba Gooding Jr.) veio de uma humilde família negra, que vivia em uma área rural em Sonora, Kentucky. Ainda garoto, no início dos anos 40, já adorava mergulhar, sendo que quando jovem se alistou na Marinha esperando se tornar um mergulhador. Inicialmente Carl trabalha como cozinheiro que era uma das poucas tarefas permitidas a um negro na época. Quando resolve mergulhar no mar em uma sexta-feira acaba sendo preso, pois os negros só podiam nadar na terça-feira, mas sua rapidez ao nadar é vista por todos e assim se torna um "nadador de resgate", por iniciativa do capitão Pullman (Powers Boothe). Quando Brashear solicita a escola de mergulhadores encontra o comandante Billy Sunday (Robert De Niro), um instrutor de mergulho áspero e tirânico que tem absoluto poder sobre suas decisões. No princípio Sunday faz muito pouco para encorajar as ambições de Brashear e o aspirante a mergulhador descobre que o racismo no exército é um fato quando os outros aspirantes brancos - exceto Snowhill (Michael Rapaport), que por isto foi perseguido por Sunday - se negam a compartilhar um alojamento com um negro. Mas a coragem e determinação de Brashear impressionam Sunday e os dois se tornam amigos quando Brashear tem de lutar contra o preconceito e a burocracia militar, que quer acabar com seus sonhos de se tornar comandante e reformá-lo.





Uma Onda No Mar
Sinopse: Nos anos 80, em uma grande favela de Belo Horizonte, um grupo de quatro jovens amigos — Jorge, Brau, Roque e Zequiel — resolve fundar uma rádio comunitária, a Rádio Favela. A intenção deles é criar um veículo que divulgue a voz da comunidade para o mundo. Com uma programação ousada e espontânea, a Rádio Favela logo ganha popularidade e abrangência. O problema é que a atividade começa a incomodar as autoridades, especialmente a polícia. Uma Onda no Ar e seus personagens são livremente inspirados em fatos reais.

Filhas do Vento




Sinopse: Cida (Ruth de Souza) e a irmã Jú (Léa Garcia) estão separadas por quase 45 anos. O tempo não conseguiu dissipar o rancor provocado pelo incidente amoroso e familiar que marcou a juventude e a vida das duas. Com a morte do pai, Zé das Bicicletas (Milton Gonçalves), que havia expulsado Cida de casa, as duas voltam a se encontrar. Cida tornou-se uma mulher solitária. Fez carreira de atriz atuando em cinema e em telenovela, mas, apesar do talento, não teve o reconhecimento merecido. Maria D’Ajuda nunca saiu do interior, cuidou do pai até a morte. Parece ter nascido para amar e cuidar dos outros, mas nunca conseguiu desenvolver nenhuma identidade profissional – o inverso da irmã atriz. Casou-se uma vez e depois teve vários filhos de companheiros diferentes. Sua família é uma típica família brasileira do interior, cheia de filhos, sobrinhos, netos e agregados. No entanto, uma de suas filhas, Dorinha (Danielle Ornellas), a que mais admira pela persistência profissional e talento artístico, é a única que despreza o amor da mãe.






O DVD Atlântico Negro: na rota dos orixás é um dos principais documentários sobre a influência da cultura africana na sociedade brasileira. Recebeu vários prêmios como melhor documentário sobre a relação Brasil x África. Filme: Atlântico Negro - Na Rota dos Orixás Titulo Original: Atlântico Negro - Na Rota dos Orixás País: Brasil Gênero: Documentário Diretor: Rebato Barbieri Elenco: Ano: 1998 Duração: 54 min Classificação Indicativa: livre Anos O documentário faz uma viagem no espaço e no tempo em busca das origens africanas da cultura brasileira. Historiadores , antropólogos e sacerdotes africanos e brasileiros relatam fatos históricos e dados surpreendentes sobre inumeras afinidades culturais que unem os dois lados do Atlântico. Filmado no Benim, no Maranhão e na Bahia. Falado em português, francês, fon e iorubá.




Filme Mestre Bimba








Sinopse O documentário conta a história da Capoeira, como esporte, arte, jogo ou luta, que ganhou território tanto nacional quanto estrangeiro. Isso por meio da visão e determinação de Mestre Bimba.

Doze Anos de Escravidão





Esta história, baseada em fatos reais, apresenta Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um escravo liberto que é sequestrado em 1841 e forçado por um proprietário de escravos (Michael Fassbender) a trabalhar em uma plantação na região de Louisiana, nos Estados Unidos. Ele é resgatado apenas doze anos mais tarde, por um advogado (Brad Pitt).

Nenhum comentário:

Postar um comentário